domingo, 14 de agosto de 2011

MAIS UMA HOMENAGEM ESPECIAL (Feliz Dia dos Pais) – Apresentação à 15ª Ed. do “Direito Constitucional Esquematizado”

Gostaria de pedir novamente licença ao meu ilustre leitor e fazer mais um agradecimento que, apesar de particular, é, também, muito especial...
Com a graça de Deus (porque ter um filho é uma bênção), eu e a Má esperávamos nossa filha para o dia 20 de julho de 2010.
Apressadinha como os pais, no dia 25.05.2010, a pequena (literalmente, porque prematura), Manoela veio ao mundo.
Realmente, como muitos diziam, a minha vida mudou! Tudo é muito estranho e novo. Como é possível que aquele “tesouro” tenha saído da barriga da minha esposa.
Dizem que se parece um pouco comigo e, fico, mais ainda, impressionado como é a natureza.
E agora, pela primeira vez, estou vivenciando a emoção de ser pai... Que explosão de sentimentos. Realmente, o mundo fica paralisado quando eu fico olhando no olho dela...
Acho que tudo passa a fazer sentido. Tanta luta diária, tantas noites sem dormir (escrevendo, atualizando os livros, em solitário enclausuramento), tantos sonhos sonhados, agora, tudo passa a ter um significado.
Acho que consigo entender o verdadeiro sentido do amor incondicional dos pais com os filhos...
Realmente, a atualização desse ano exigiu muito. Foram 2 meses trabalhando quase 20 horas por dia. A pequena Manoela não entendia o que estava acontecendo. Desde que ela nasceu estávamos grudados.
Falava para ela sobre a minha missão e o compromisso que tenho com os meus ilustres “guerreiros” concurseiros. Não sei se ela entendia...
Explicava para ela que o papai logo voltaria a brincar. Que loucura isso tudo...Que dualidade. Que dificuldade.
Muitas vezes, de madrugada, beijava a Manu e a Má e era como se aquilo me desce mais forças. Quando, parecia que não conseguiria mais, eu pensava nas duas...pensava nos meus leitores que sei o que passam nessa fase tão difícil da vida. Pensava na minha responsabilidade e em cada aluno que vejo renunciando a tantas coisas.
Dizem que todo ser humano tem que plantar árvores, escrever livros e ter filhos. De fato, isso tudo já fiz, mas, se soubesse, decididamente, teria invertido a ordem!
Escreverei mais livros (essa a minha missão!) e plantarei mais árvores. Mas, para ser sincero, o que penso mesmo é ter mais um filho. E aconselho: não deixem que os projetos (muitos profissionais) sejam a única prioridade da vida. Ao lado de pessoas queridas, continuemos a sonhar os sonhos sonhados e, assim, a realizar os projetos idealizados. Sejamos felizes! A vida é curta...Obrigado Manu, por dar sentido a isso tudo. Obrigado Má, por ter me “dado” a Manu e, por estar ao meu lado, sempre acreditando nesse nosso sonho.

2 comentários:

  1. TORNEI-ME SUA FÃ N.1, AINDA NA FACULDADE, MAIS HOJE PELA MANHÃ (26/08/2011), NA AULA DA PÓS (LFG) QUE VC MINISTROU, VI QUE REALMENTE VC É TUDO O QUE FALA EM SEU LIVRO, E APESAR DOS ALTOS E BAIXOS EM NOSSA VIDA, AGRADEÇO PELA FORÇA QUE VC NOS DA EM SEUS ENSINAMENTOS QUE JESUS TE ABENÇOE E MARIA TAMBÉM. ATT:MÁRCIA CAVALCANTE

    ResponderExcluir
  2. Não de escrever para ninguém - ainda mais em blog...mas...
    vamos lá.
    Parabéns e que DEUS ILUMINE SEUS CAMINHOS!!!

    Sou professor de cursos preparatórios em concursos há alguns longos anos e pai alguns dias...
    Sejam felizes. Conselhos não os tenho. Aliás parafraseando Manoel de Barros: Meu fado é de não entender quase tudo. Sobre o nada eu tenho profundidades(rsrsrs).
    Mas segue uma lição lusitana muito boa e que me ajudou e espero que te ajude.

    FILHOS (José Saramago):
    Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é expor-se a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo!
    PARABÉNS PELA FAMÍLIA
    ALESSANDRO FERRAZ.

    ResponderExcluir