sábado, 7 de maio de 2011

A NOSSA “METODOLOGIA ESQUEMATIZADO”

Pedimos vênia ao nosso ilustre leitor para divulgar uma importante conquista e, ao mesmo tempo, agradecer, a todos, pela confiança.
Durante o ano de 1999, pensando, naquele primeiro momento, nos alunos que prestariam o exame da OAB, resolvemos criar um estudo que tivesse linguagem “fácil” e, ao mesmo tempo, conteúdo suficiente para as provas e concursos.
Depois de muita dedicação, “batizamos” o trabalho de Direito constitucional esquematizado, na medida em que, em nosso sentir, surgia uma verdadeira e pioneira metodologia, idealizada com base em nossa experiência dos vários anos de magistério, buscando sempre otimizar a preparação dos alunos, bem como atender às suas necessidades.
A metodologia estava materializada nos seguintes “pilares”:
·       esquematizado: verdadeiro método de ensino, em que a parte teórica é apresentada de forma direta, em parágrafos curtos e em vários itens e subitens. Por sua estrutura revolucionária, rapidamente ganhou a preferência nacional, tornando-se indispensável “arma” para os “concursos da vida”;
·       superatualizado: com base na jurisprudência do STF, Tribunais Superiores e na linha dos concursos públicos de todo o País, o texto encontra-se em consonância com as grandes tendências;
·       linguagem clara: a exposição fácil e direta traz a sensação de que o autor está “conversando” com o leitor;
·       palavras-chave (keywords): a utilização do azul possibilita uma leitura panorâmica da página, facilitando a recordação e a fixação do assunto. Normalmente, o destaque recai sobre o termo que o leitor grifaria com o seu marca-texto;
·       formato: leitura mais dinâmica e estimulante;
·       recursos gráficos: auxiliam o estudo e a memorização dos principais temas;
·       provas e concursos: ao final de cada capítulo, o assunto é ilustrado com a apresentação de questões de provas e concursos ou por nós elaboradas, facilitando a percepção das matérias mais cobradas, bem como a fixação do assunto e a checagem do aprendizado;
Inicialmente publicado pela Editora LTr, à época, em termos de metodologia, inovou o mercado editorial. A partir da 12ª edição, passou a ser editado pela Editora Saraiva, quando, então, tornou-se líder de vendas.
Realmente, depois de tantos anos de aprimoramento, com a nova “cara” dada pela Editora Saraiva, não só em relação à moderna diagramação mas também em razão do uso da cor azul, o trabalho passou a atingir tanto os candidatos ao Exame de Ordem quanto todos aqueles que enfrentam os concursos em geral, sejam da área jurídica ou mesmo aqueles de nível superior e médio (área fiscal), assim como os alunos de graduação e profissionais do direito.
Aliás, parece que a professora Ada Pelegrini Grinover anteviu, naquele tempo, essa evolução do Esquematizado.
Em suas palavras, ditas em 1999, “... escrita numa linguagem clara e direta, a obra destina-se, declaradamente, aos candidatos às provas de concursos públicos e aos alunos de graduação, e, por isso mesmo, após cada capítulo, o autor insere questões para aplicação da parte teórica. Mas será útil também aos operadores do direito mais experientes, como fonte de consulta rápida e imediata, por oferecer grande número de informações buscadas em diversos autores, apontando as posições predominantes na doutrina, sem eximir-se de criticar algumas delas e de trazer sua própria contribuição. Da leitura amena surge um livro ‘fácil’, sem ser reducionista, mas que revela, ao contrário, um grande poder de síntese, difícil de encontrar mesmo em obras de autores mais maduros, sobretudo no campo do direito”.
Atendendo ao apelo de vários “concurseiros” do Brasil, resolvemos, com o apoio incondicional da Editora Saraiva, convidar professores e autores das principais matérias dos concursos públicos, tanto da área jurídica como da área fiscal, para lançar a Coleção Esquematizado.
Metodologia pioneira, vitoriosa, consagrada, testada e aprovada. Professores com larga experiência na área dos concursos públicos. Estrutura, apoio, profissionalismo e know-how da Editora Saraiva — sem dúvida, ingredientes suficientes para o sucesso da empreitada, especialmente na busca de novos elementos e ferramentas para ajudar os nossos ilustres concurseiros!
Nós só temos que agradecer aos nossos ilustres leitores que confiaram em nosso trabalho e, agora, com muito entusiasmo, estão recebendo os novos autores da Coleção Esquematizado de braços abertos.
Nesse momento, seis obras já foram lançadas (civil, processo civil, penal especial, eleitoral, súmulas do TST e previdenciário) e muitas ainda estão por vir.
Sentimos um orgulho muito grande em saber que a metodologia lançada há 10 anos vem cumprindo e ajudando muitos na busca dos sonhos!
Assim, não temos dúvida que os trabalhos da nossa Coleção pela SARAIVA contribuirão para “encurtar” o caminho do ilustre e “guerreiro” concurseiro na busca do “sonho dourado”!
Sucesso a todos! Esperamos que a Coleção Esquematizado cumpra o seu papel. Novamente, em constante parceria, estamos juntos e aguardamos qualquer crítica ou sugestão.
Resta, então, novamente e sempre dizer: muito obrigado por tudo!
PEDRO LENZA

2 comentários:

  1. Olá professor, sou concurseira e possuo um Blog bem frequentado. Adoraria conhecer melhor o teu trabalho e indicá-lo aos amigos. Abçs

    ResponderExcluir
  2. Sou iniciante na área de concursos e já percebo como muitos relutam em comprar o livro do Lenza, que apesar de bom, não possui atualizações. Li tópicos no forumconcurseiros.com que afirmavam preferência pelo conteúdo do livro do Lenza, mas não compravam por saber que no próximo ano estará desatualizado. Acabam escolhendo livros de editoras que publicam as mudanças ou de autores que(apesar de não serem dessas editoras) disponibilizem tal material.
    Acabamos comprando os livros da coleção esquematizado, muito embora não nos sintamos respeitados.
    Uma reflexão de um brasileiro que se esforça para comprar livros bons, mas que não suporta ter de pensar em adquirir os mesmos novamente no próximo ano.

    Abraço e sucesso na vida.

    ResponderExcluir